domingo, 30 de março de 2014

Projeto água na educação infantil

JUSTIFICATIVA: Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura. II- Conteúdos: 1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS • Saber sobre a necessidade de se economizar água • Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades • Compreender o ciclo da água • Conhecer as causas da poluição da água • Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável • Identificar o percurso da água do rio até as casas • Conhecer os estados físicos da água (sólido,líquido e gasoso) • Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos • Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água 2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS • Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema • Realizar experiências diversas com a água nos seus três estados • Se possível observar um rio poluído, e que faça parte do bairro • Observar as conseqüências dessa poluição no meio em que vive • Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir sobre o desperdício • Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema • Visitar uma estação de captação e tratamento de água • Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema • Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento 3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS • Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola • Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente • Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral • Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos • Adquirir hábitos de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida II – OBJETIVOS GERAIS: Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água III- ETAPAS PREVISTAS Linguagem oral e escrita: Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre• o assunto Produção coletiva de pequenos textos• Escrita espontânea• • Cruzadinhas, caça-palavras Atividades com alfabeto móvel• Entrevista• com um profissional da rede de tratamento de água Atividades diversificadas• envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado MATEMÁTICA Estatística (contas de água) (e porcentagem de• água nos alimentos e no corpo) Noções de massa (pesado/leve), volume• (cheio/vazio) Situações-problema envolvendo a água• Jogo com• dado/trilha NATUREZA E SOCIEDADE: Observação do ciclo da água• • Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas • Experiências diversas com a água nos estados : sólido/líquido/gasoso • Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto Experiência do pé de feijão• Vídeos que abordam• o tema Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a• água poluída VISUAL: Desenho livre e de observação• Recorte e• colagem Dobraduras• Releitura de obras de arte• Modelagem com areia• e argila Técnicas de pintura• Maquetes• Jogo da• memória MÚSICA E MOVIMENTO: Atividades diversas , músicas e cantigas• relacionadas ao tema Ginástica historiada• Circuito da• água AVALIAÇÃO: Hora social e/ou exposição de trabalhos