quarta-feira, 4 de junho de 2014

PROJETO COPA DO MUNDO

PROJETO COPA DO MUNDO Justificativa . O futebol é uma das práticas culturais (esportivas) mais difundidas em âmbito nacional que necessita ser alvo de estudos científicos, na medida em que revela uma rede intrincada de significações. O futebol quando competitivo (profissional) visa à extração de um campeão e, conseqüentemente, rotula vencedores e perdedores. Quando inserido no contexto escolar, possui características específicas, sendo também permeado por tensões, competições, exclusões, inclusões, etc. O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Neste período de copa do mundo devemos aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre a África do Sul trabalhando também os temas transversais: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo. Objetivo Geral Este projeto visa um trabalho interdisciplinar, eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, o futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura. Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, idade, religião, classe social, nacionalidade e sexo. Objetivos Específicos Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas. Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país. Conhecer a história das copas. Identificar cada país e os dias que jogam. Respeitar e compreender o trabalho coletivo. Interessar-se e demonstrar curiosidades pelo mundo social formulando perguntas; Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas. Ampliar suas possibilidades de comunicação e expressão; Conhecer a história das copas. Identificar cada país e os dias que jogam. Respeitar e compreender o trabalho coletivo. Sequenciar os numerais de 1 a 5; Escrever palavras ainda que não de forma convencional; Desenvolver habilidades de leitura; Ler e grafar palavras com B e C; Ler e grafar a letra “d” bem como suas sílabas; Reconhecer letras que compõem a palavras BRASIL Ler e reconhecer as letras do alfabeto