quarta-feira, 27 de junho de 2012

PROJETO SÃO JOÃO

Projeto são João DURAÇÃO: 2 SEMANAS Justificativa: As festas juninas oferecem um amplo espaço para a troca de informações e experiências tanto no aspecto cultural como regional. No entanto, é fundamental aproveitá-las para aproximar-se da realidade do aluno oferecendo atividades que beneficiem o desenvolvimento cognitivo e psicomotor viabilizando conteúdos curriculares a programação das atividades que serão desenvolvidas. Objetivos Geral:Enriquecer o conhecimento da turma quanto aos costumes das festas juninas. Isso se dará através de atividades lúdicas e prazerosas, contribuindo para a socialização dos alunos. Objetivos específicos: •Conhecer as características das festas juninas; •Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo; •Promover interesse e participação na gincana e na festa junina; •Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos; •Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo; •Promover uma festa junina para uma creche; . Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;- Desenvolver o interesse e gosto pela tradição; - Planejar a realização de uma Festa Junina; - Resgatar a memória das Festas Juninas; - Enriquecer o conhecimento dos alunos quanto à história das Festas Juninas;; - Sociabilizar os alunos - Desenvolver o ritmo, compasso e criatividade. - Desenvolver a linguagem oral e escrita; - Explorar e identificar elementos da música como melodia,ritmo para se expressar o conhecimento do mundo; - Desenvolver habilidades de leitura e escrita - Desenvolver a leitura do alfabeto diariamente; - Produzir trabalho usando a linguagem da pintura; - Ampliar possibilidades expressivas do próprio movimento utilizando gestos e ritmos corporal; - Desenvolver habilidades de leitura e escrita de sílabas e palavras com as letras estudadas Conteúdos: Natureza e sociedade: - Características das festas juninas – uso dos fogos de artifícios - Símbolos juninos Linguagem oral e escrita: _ Leitura e escrita de palavras envolvendo as letras estudadas ( b, c ,d); - O alfabeto - leitura e exploração da música “Cai, cai balão” - música de forma lacunada ; - Relação de desenhos aos suas palavras;- Exploração da palavra São João Música e movimento: - Exploração e identificação de elementos da música como melodia, ritmo para se expressar o conhecimento do mundo; Realização de quadrilhas Artes Visuais: desenho livre e colagem Matemática: Noções de classificação Culminância: Festa Junina com apresentações e comidas típicas SÃO JOAO EM BARAÚNA
SÃO JOÃO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Um comentário:

  1. Sou Maria Ivonete Simocelli, Arte Educadora e atuante nos Planos e Fóruns de Cultura e causas da Cultura Popular; pertenço a Comissão Sul Matogrossense de Folclore/MS...Bom Dia Tia Andreani, Muitas escolas realizam as festas Junina, ou Julinas, dando ênfase as danças,(quadrilhas), barraquinhas, as comemorações santas e aos santos. O que acho muito válido.Mas gostaria carinhosamente fazer uma "ressalva"....SABEMOS QUE O"CAIPIRA" FICOU MUITO LEMBRADO PELO NOSSO "JECA TATÚ" na personagem de MAZAROPPI.Lembrando ainda que nas festas Juninas ainda vemos os "meninos vestidos de caipira com "remendos nas roupas"e chapéus desfiados.O que seria um absurdo!.Pois nós quando vamos a uma festa e também o"caipira", vestimos NOSSAS MELHORES ROUPAS...NÃO vamos remendados de qualquer jeito.Então gostaria de deixar aqui meu APELO, aos organizadores das festas juninas que fiquem atentos a esses detalhes. Obrigado!..."FICA AQUI O APELO" dos grandes Folcloristas do País.

    ResponderExcluir