terça-feira, 4 de julho de 2017

É POSSÍVEL TRABALHAR ABUSO INFANTIL COM A EDUCAÇÃO INFANTIL

Na Educação Infantil é possível trabalhar sobre abuso infantil, embora difícil e muito polêmico claro mas de forma objetiva e clara os pequenos tem que sentir que a escola é um lugar de confiança. Eu particularmente trabalhei uma semana de projeto dentro de duas perspectiva: A história e a música; Usei a história FIFI e PIPO e a música O MEU CORPO É UM TESOURINHO POR FIM FOI REALIZADO UM FANTOCHE COM O PESSOAL DO CONSELHO TUTELAR DA CIDADE com direito até brincadeiras com palaço. Durante o projeto foi mostrado alguns vídeos bem infantil e outras atividades dentro do currículo. LINUAGEM ORAL E ESCRITA Usei a história para trabalhar na contação na formação de nomes dos personagens através de alfabeto móvel; letras iniciais e exploração de cada palavra;
MÚSICA E MOVIMENTO  Cante e escute com as crianças a música: O MEU CORPO É UM TESOURINHO/ O CARETA DE ROBERTO CARLOS;  Em roda de conversa falar com os alunos sobre os sons, para que servem como seriam viver sem eles. O que faz barulho?  Sugestão - Propor para eles a experiência de parar e ouvir os barulhos do ambiente e do próprio corpo. FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Inicie com os alunos uma atividade que se chama batata quente: 1. Coloque em uma caixa várias perguntas sobre PODE e NÃO PODE. Esta caixinha será levada para sala de aula, e os alunos, um a um, irão retirar dela uma afirmativa e em seguida responderem. Sugestões de perguntas: a. Algum desconhecido te beijar. PODE ou NÃO PODE? b. Algum desconhecido lhe oferecer bombom. PODE ou NÃO PODE? c. Seus coleguinhas tocarem em você quando estiver jogando futebol. PODE ou NÃO PODE? d. Seus pais te abraçarem. PODE ou NÃO PODE? e. Alguém que você não conhece te convidar pra dar uma volta no bairro. PODE ou NÃO PODE? 2. Crie mais fichas deste modelo. Ao término da atividade informe que o intuito desta atividade é criar uma série de questionamentos que possam levar os alunos a refletirem sobre os riscos e os comportamentos de risco que crianças e adolescentes podem assumir com relação ao contato com adultos mal intencionados. Abra espaço para que os alunos debatam, façam perguntas e comentem sobre a temática, e se esta é uma prática comum na sua cidade. MATEMÁTICA  Quantidade de alunos na sala: meninos e meninas;  Conversar sobre: - A idade de cada aluno ( pode usar os números para representar/ tenho 3 anos..apresente o número 3). - Tem irmãos? Quantos?.. - Quais pessoas moram com você? Criar condições para que a criança perceba que ela já relaciona com os números, pois eles estão em toda parte.  · Na idade que temos  · Na quantidade de pessoas da casa ou da sala de aula.  · Nas partes do corpo A MÚSICA O MEU CORPO É UM TESOURINHO Música Projeto de Prevenção e Combate ao Abuso Sexual. Filha, o papai tem um assunto muito importante pra conversar com você. Ahram, sobre o que papai ? O seu corpo é um tesourinho, tão precioso você tem que guardar, Se alguém tocar em você, você não pode esse segredo esconder. (2x) Fale pra o papai, conte pra mamãe, Fale com seu professor, Se alguém tocou em você e você triste ficou, Fale para alguém. Não tenha medo, não guarde segredo, Conte pra alguém, Não tenha medo, não guarde segredo. Então você aprendeu filha ? Sim, papai aprendi.

3 comentários: