quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

PLANO DE ENSINO PARA TURMA DE PRÉ II

ESCOLA


PROFESSORA:


COORDENADORA PEDAGÓGICA:

SÉRIE: Pré II


PLANO DE ENSINO









"Não devemos explicar nada a uma criança,
é preciso maravilhá-la."
( Marina Tsvetana )




MATEMÁTICA

OBJETIVO GERAL:
Comunicar idéias matemáticas, hipóteses, processosutilizados e resultados encontrados em em situações- problemas relativas a quantidades, espaços físicos e medidas, utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática.

Objetivos específicos:
- Identificação de atributos como: quantidade, tamanho, cores, posição, lateralidade, forma textura, posição;
- Exploração e identificação de Identificação de atributos;
- Reconhecer os números, as operações numéricas, a contagem oral e as noções espaciais e temporais como ferramentas necessárias ao seu cotidiano.
Conteúdo de Matemática
ATRIBUTOS E RELAÇÕES
- maior/menor;
- mais/menos
- pequeno/grande/mesmo tamanho
- muito/pouco
- cheio/vazio
- Em cima/ embaixo
- Perto/longe
- Dentro/fora
- Direita/esquerda/entre
- Frente/costa
- Largo/estreito
- Curto/comprido
- Alto/baixo
- Grosso/fino
- Duro/mole
- Frio/quente
- Noções de geometria: curvas, fechadas, figuras geométricas;
- Noções de Conjunto;
- números de 0 a 19
- noções de adição e subtração
- Dezenas
- Igual/diferente
- Situações problemas

Metodologia de Matemática
- Efetuar comparações entre dois ou mais objetos tais como: Qual a altura? Qual é distância? Qual é peso?
- Jogos e brincadeiras que proporcionam a exploração especial
- Propor situações – problemas nas quais vivenciam comparações, relações dia e noite, manhã, tarde e noite, dias da semana, meses do ano, presente, passado, futuro, antes, agora, depois.
- Comparar distâncias e tamanhos medindo sua altura, comprimento de objetos etc.
- Construir com blocos de madeira e outros materiais: maquetes, painéis, jogos, etc.
- Promover jogos com quantidade como dado dominó, etc.
- Propor desafios;
- Agrupar quantidades, juntar, separar, classificar, organizar etc.usando materiais como sementes pedrinhas, etc;
- Construção de situações problemas nas quais vivenciem comparações relações dia e noite, manhã, tarde, noite dias da semana, meses, ano, presente, passado.
- Manipulação de fichas com os numerais de 0 a 19
- brincadeiras envolvendo noções de adição

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA


OBJETIVO GERAL:
Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar suas vivências, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder perguntas;

Objetivos específicos:
- Reconhecer e grafar seu nome completo de forma cursiva
- Ler e escrever as letras do alfabeto de bastão e cursivo;
-Identificar e grafar as vogais maiúscula e minúsculas;
- Desenvolver habilidade de leitura para a compreensão, interpretação dos diversos tipos de textos e gêneros textuais;
- Familiarizar com a escrita através do manuseio de livros, revistas e portadores de texto.
- Escrever palavras e textos ainda que não seja da forma convencional.
- Desenvolver a capacidade de produção textual, exercitando as habilidades a nível dos componentes do processo de escrita.
- Expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos avançando no processo de construção de significados;
- Desenvolver habilidades de leitura para compreensão e interpretação dos diversos tipos de textos;-
Desenvolver a expressão oral para adquirir auto-confiança e torna-se capaz de falar diante dos colegas;
Conteúdo de Português

 Composição oral
 O nome de forma cursiva
 Discriminação e memória visual e auditiva
 Diferentes gêneros textuais: poesias, contos, receitas, músicas, textos informativos, parlendas, adivinhas, etc
 Vogais maiúscula e minúscula
 Encontro vocálico
 Alfabeto (Maiúsculas e minúsculas ) de Bastão e cursiva
 Escrita das consoantes em nomes, palavras




Metodologia de Português

- Minipulação de jornais
- Produção de texto
- atividade de escrita de textos
- Dramatização
- Músicas: cantar e recriar música
- Atividades com letras do alfabeto em bingos
- Jogos das cartas viradas, caixinha mágica
- Trabalho com rótulos e propaganda
- Uso do dicionário
- Interpretação e Narração
- Organizar momentos de leitura
- Contar fatos, dar recados
- Ler e contar histórias
- Manuseio de diferentes gêneros textuais como: poesias, contos, receitas, músicas, textos informativos, parlendas, adivinhas, etc
- Atividade com o próprio nome e nome dos colegas
- Brincadeira “faz de conta”
- Manuseio de materiais impressos: livros e revistas, etc;
- Ler mesmo de maneira não convencional
- Escrita do próprio nome
- Atividade com o nome próprio
- Escrita e leitura de sílabas estudadas
- Escrita de textos espontâneos
- Trabalho com textos enigmáticos, lacunados, fatiados, etc.
- Escrita e leitura de diferentes textos e gêneros textuais
- Organização de rodas de leitura
- Atividades de leitura e escrita envolvendo nomes lacunados, bingos, quebra-cabeça com o próprio nome ou com o nome do outro;



NATUREZA E SOCIEDADE

OBJETIVO GERAL:
Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.
Objetivos específicos:
• Respeitar e valorizar a cultura de seu grupo de origem e de outros grupos;
• Conhecer a história de Baraúna;
• Reconhecer a importância da família na sociedade;
• Identificar tipos de moradias;
• Identificar estações do ano;
• Identificar e nomear as estações do ano;
• Valorizar e respeitar diferentes profissões;
• Mostrar importância dos meios de comunicação de transportes;
• Valorizar datas comemorativas;
• Valorizar e identificar as partes do corpo;
• Estabelecer hábitos de higiene na sua vida cotidiana
• Conhecer os sentidos
• Reconhecer a importância das plantas, bem como identificar suas partes;
• Desenvolver o hábito e o cuidado para com os animais
• Perceber as características dos diversos tipos de animais
• Sensibilizar sobre os cuidados com a questão ambiental
Conteúdos
Natureza e sociedade
História e Geografia
- Identidade
- Escola
- Família
- Casa
- Tipos de moradia
- Cômodos da casa
- A rua
- Condições climáticas
- Estação do ano
- Meios de Comunicação
- Meio de transporte,
- Trânsito
- Profissões
Datas comemorativas
- Carnaval
- Páscoa
- Dia do índio
- Dia do Livro
- Chegada dos portugueses
- Emancipação política de Baraúna
- Dia do trabalho
- Dia das mães
- Dia do meio ambiente
- Festa juninas
- dia da avó
- Dia do amigo
- Dia dos pais
- Folclore
- Pátria
- Dia da Árvore
- Dia da criança
- Dia do professor
-Dia dos animais
- Dia da bandeira
- Consciência Negra
- Natal

Ciências
- Higiene e saúde
- Terra
- dengue
- O corpo humano
- Órgão dos sentidos
- Seres vivos e não- vivos
- Plantas
- Animais e suas características
- Educação ambiental

Metodologias Natureza e Sociedade
- Promover excursões no espaço interno
- Cuidar de Plantas
- Brincadeiras, músicas, jogos, histórias, danças.
- Leitura e interpretação de registros como desenho, fotografias, maquetes
- Parte do corpo e suas funções
- Formulação de perguntas
- Participação na resolução de problemas
- Construção de observação com vários elementos da natureza
- Cuidar, cultivar plantações.
- Cuidados básicos de higiene com o corpo e o ambiente
- Cuidados com alimentação

MOVIMENTO

OBJETIVO GERAL:
Controlar gradualmente o próprio movimento aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras e demais situações;

Objetivos específicos:
- Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos, ritmo corporal;
- Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo;
- Utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento para ampliar suas possibilidades de manuseio;
- Apropriar-se da imagem global de seu corpo identificando suas partes;
Conteúdo:
- - Reconhecimento de partes do próprio corpo;
- Expressão de sensações e ritmos corporais;
- Ampliação progressiva da destreza para deslocar-se, afastar-se, rolar, , correr, andar,etc;
- Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com preensão, o encaixe, o traçado no desenho, etc;
- Utilização expressiva do movimento nas situações do cotidiano e em suas brincadeiras;
- Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente através da dança e das brincadeiras, etc;
- Valorização e ampliação das possibilidades estéticas do movimento;
- Percepção das sensações, limites, potencialidades e integridade do próprio corpo;
Metodologia de Movimento:
- Realização de atividades envolvendo brincadeiras diversificadas como danças, mímicas faciais, imitações, etc;
- Promoção de brincadeiras e jogos que envolvam correr, pular, subir, descer, escorregar, pendurar-se movimentar-se dançar para ampliar o conhecimento controle do corpo e movimento;
- Organização de atividades que contemplem as habilidades de força, de deslocamento, velocidade, resistência e flexibilidade como: pular corda, amarelinha, etc;
- Realização de atividades ao ar livre levando os alunos a participarem de competições como corridas, pega-pega, coelho da toca, etc;
- Organização de atividades que envolvam manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento das habilidades manuais;



ARTES VISUAIS

OBJETIVO GERAL:
- Produzir trabalhos de artes utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção desenvolvendo o gesto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;

Objetivos específicos:

- Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, usando diferentes objetos e matérias;
- -Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
- Interessar-se pelas produções de outras crianças e pelas diversas obras artísticas ampliando seus conhecimentos de mundo e da cultura;
- Dramatizar produções, obras de cultura, local como forma de valorização de nossa cultura;

Conteúdos de Artes visuais:
- Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagem a partir do seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais: ponto, linha, forma, cor, textura, etc;
- Exploração do folclore nordestino;
- Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais visando a produção de desenhos, pinturas, colagens;
- Respeito e valorização das produções individuais e coletivas
- Exploração e manipulação de materiais para receber marcas, gestos e textura, explorar o espaço físico e construir objetos variados;
- Cuidado com os matéria e com os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo;
- Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, etc;
Metodologia de Artes visuais:
- Organização de alunos em grupos para manuseio de materiais como lápis e pincéis de diferentes texturas;
- Realização de atividades orais e escritas envolvendo desenhos livres , colagem, pinturas, etc;
- Orientação às crianças com relação aos materiais usados bem como após utiliza-los como : não colocar as mãos na boca, nos olhos,lavar bem as mãos, etc;
- Exposição de atividades e trabalhos realizados pelos alunos;
- Desenho livre
- Pesquisa em revistas
- recorte/colagem
- modelagem
-Confecções de maquetes;
- Construção de painéis com pinturas livres realizadas pelos alunos
-Confecções de murais
- Apresentação de fantoches de varetas
- músicas
- Pinturas
- Colagem com diferentes materiais


MÚSICA

OBJETIVO GERAL:
- Perceber e expressar sensações, sentimentos, pensamentos por meios de improvisações, composições e interpretações musicais

Objetivos específicos:

- Ouvir, perceber e discriminar sons diversos, fontes sonoras e produções musicais;
- Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
- Explora e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seus conhecimentos do mundo;
Conteúdos de músicas:
- Exploração de materiais e escuta de sons, ritmos e de obras musicais para propiciar o contato a linguagem musical;
- Participação em jogos e brincadeiras que envolvam dança e música
- Repertório de canções para desenvolver memória musical;
- Reconhecimento de sons da natureza;
- Participação em jogos e brincadeiras que envolvam dança e música;
- Observação da organização dos sons e silêncios em linguagem musical;
-Reconhecimento e utilização das variações de velocidade e densidade de algumas produções musicais;
- Reflexão sobre a música como produto cultural do ser humano;
Metodologia de Música:
- Realização de atividades envolvendo brincadeiras cantadas e rítmicas;
- Participação em situações que integrem músicas, canções, movimentos corporais, etc.
- Valorização da música nordestina;
- Realização de atividades envolvendo brincadeiras cantadas e rítmicas;
- Participação em situações que integrem músicas, canções, movimentos corporais, etc.
- Confecção de brinquedos sonoros ( bandinha_)
- Escuta e imitação de sons da natureza ( vozes de animais, ruídos, palmas, batidas nos pés, etc);
Realização de momentos de observações de ritmos e melodias;


FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL

OBJETIVO GERAL:

Objetivos de Formação pessoal e social:

- Experimentar e utilizar recursos de que dispõem para a a satisfação de suas necessidades essenciais ( desejos, sentimentos, vontades, desagrados) agindo com progressiva autonomia;
- Familiarizar-se com a imagem do corpo;
- Interessar-se pelo próprio corpo executando ações simples relacionadas à saúde e higiene;
- Socializar-se com as outras crianças com sues professores e com toda a instituição;
- Ter imagem positiva de si ampliando sua auto confiança;
- Identificar e enfrentar situações de conflitos;
- Valorizar ações de cooperação e solidariedade desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração compartilhando suas vivências


Conteúdos de Formação pessoal e social:
- Comunicação e expressão de seus desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidiana;
- Reconhecimento e cuidados com o corpo;
- Realizações de pequenas ações cotidianas ao seu alcance para que adquira maior independência;
- Interesse pelas brincadeiras e pela exploração de diferentes brinquedos;
- Respeito às regras simples de convívio social;
- Participação em brincadeiras de esconder e achar, e de imitações;
- Escolha de brinquedos, objetos e espaço para brincar;
- Participação e interesse em situações que envolvam a relação com o outro;
- Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos;
- Participação na realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolvam ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros;
Metodologia Formação pessoal e social:

- Realização de atividades com fantoches, motivando as crianças a expressarem seus desejos, desagrados, necessidades, etc;
- Dramatização de situações do cotidiano levando as crianças e respeitarem regras simples do convívio social, em situações que envolvam a relação com o outro, valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos, a solidariedades bem como os cuidados com o próprio corpo;
- Realização de atividades que envolvam músicas infantis para cantar, dançar, dramatizar, etc;
- Aplicação de atividades que envolva regras de convivência como jogos, brincadeiras, etc;



AVALIAÇÃO
A avaliação não deverá centrar-se apenas na evolução, no progresso atingido pela criança, mas também, em todos os projetos de trabalhos e na intervenção educativa adotada. Assim, a avaliação deverá servir para intervir, modificar e melhorar a prática pedagógica e a aprendizagem da criança a qual será realizada em forma de diagnóstica, registro e observação.
Recursos Didáticos:
- Papéis
- Lápis
- Fichas
- Cartazes
- Aparelhos de som
- Aparelhos de DVD
- Cartolina
- Blocos de moldura
- Giz
- Revistas



Bibliografia

• Referencial Curricular Nacional
Livro Alegria de Saber. Luana Marinho Passo. Ed. Scipione.
• Livro Linguagem e Vivência. Antonio de Siqueira e Silva. Ed. IBEP
• Coleção Tic Tac – Integrado. Vilza Carla. Editora do Brasil
• Coleção Dia a Dia do Professor- Datas Comemorativas- Gerusa R. Pinto. Ed. Fapi
• Coleção no mundo da alfabetização. Rosimere de S. Pereira.Editora FAPI
• Coleção Tindolelê – Valdirene Dias Mendonça.Ed. Claranto
• Coleção Projetos Pedagógicos – Miriam Cristina C. de Carvalho. Ed. Claranto
• Livro: Construindo na Pré-escola- Elineia Almeida- Quinteto Editorial.
• Livro: Vai começar a brincadeira. Português, Matemática e Natureza e Sociedade. Margaret Presser, Sorel Siva e Arnaldo Rodrigues. Editora FTD
• Livro: Construindo na Pré-escola- Elineia Almeida- Quinteto Editorial

7 comentários:

  1. amei,irá me ajudar muito.

    ResponderExcluir
  2. Amei demaaais! Tudo isso vai me ajudar! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bem elaborado... Parabéns! Gostei!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Trabalho mto bom.Irá me ajudar mto pq estou trabalhando com turma de pré II, pela primeira vez. obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Que legal!!! Sugestões excelentes!!!!

    ResponderExcluir
  6. Que legal!!! Sugestões excelentes!!!!

    ResponderExcluir