domingo, 26 de fevereiro de 2012

projeto identidade

Duração :2 SEMANAS
Projeto Identidade

I- Justificativa:
Nessa fase é importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, o meio onde vivem e todas as pessoas que fazem parte desta história. Conhecendo-se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar-se como ser crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento.
II-Objetivo geral: Conhecer seu corpo, descobrir que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente em que vive. Trabalhando os cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade é de suma importância-
Perfil :.
III- Objetivos específicos
 Ampliar o vocabulário;
 Ler e interpretar imagens;
 Estabelecer relações de família e moradia;
 Conhecer as relações entre o homem e o ambiente em que vive. Explorar textos a partir do auto conhecimento;
 Produzir textos;
 Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida;
 Confeccionar bonecos;
 Respeitar e valorizar seu corpo, sua família, seu lar e todas as diferenças;
 Apreciar e ler vários tipos de textos;
 Possibilitar a integração com as pessoas e o ambiente;
 Conhecer a história de seu nome e seu significado;
 Compreender a história de seus colegas a partir de sua;
 Fazer leituras de quadros de Tarsila do Amaral e Van Gogh
 Conhecer e respeitar os diferentes costumes das famílias;
 Desenvolver habilidades sociais;
 Identificar fontes históricas sobre sua vida;
 Integrar dados pessoais relacionados a sua pessoa;
 Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano como também sabê-lo grafar;
 Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão;
 Desenvolver e explorar a produção da arte através do desenho, música e brincadeiras;
 Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
 Desenvolver á auto-estima;
 Desenvolver o auto conceito positivo através da afetividade;
 Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo.
 Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;
 Conhecer seus antepassados;
 Identificar tipos de moradia e formas de construções;
 Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.
 Desenvolver interesse e curiosidade com a matemática construindo as relações temporais, espaciais e lógico-matemática, agrupamento, ordenando, classificando etc;
 Incentivar a criança a se relacionar com outras pessoas, sentindo-se segura e construindo sua identidade e autonomia
 Identificar e nomear as formas geométricas e as cores primárias;
 Identificar e grafar letra “a” e Letra “e”;
IV_Desenvolvimento
Músicas relacionadas ao tema
Pesquisas
Jogos
Conversas e debates
Confecção de murais e cartazes
Observações de quadros de Tarsila do Amaral e Van Gogh sobre família, auto retrato e casas
Recorte e colagem de gravuras e palavras
Quebra-cabeça
Desenhos e recortes de Bonecos
Literatura infantil
Atividades Matemáticas com formas geométricas e cores( Amarelo, vermelho, verde e azul)
Dobraduras da casa
Seqüência de figuras (ordenação)
Reprodução de histórias através de observações de quadros
Recontos
Desenhos de auto retrato, da família e de sua casa;
Construção de portofólio ( Álbum de identidade)
V- Avaliação:
Observação do comportamento dos alunos; hábitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professora, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação às atividades, capacidade de cooperação. Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente.




*" Algumas coisas foram retiradas da net."

idéias de tarefas:

Álbum





Quadrinha:
Sou pequenininha do tamanho de um tostão
Carrego papai no bolso e mamãe no coração.

Idéais interessantes é de trabalhar identidade baseado nas obras de Tarsila do Amaral como o Auto-retrato e a família onde observarão as gravuras, farão a leitura de imagens e depois desenharás o seu auto retrato,a sua família e também a sua casa e até mesmo sua rua.


Um comentário: