domingo, 11 de novembro de 2012

PROJETO TRILHAS

TRILHAS EM LEITURA O projeto TRILHAS tem o objetivo de inserir as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental em um universo letrado através de um conjunto de materiais elaborado para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade. O projeto conta com uma Rede de Ancoragem Nacional que apoia sua implementação nas salas de aulas das escolas públicas, incentivando seu bom uso por meio de um processo de formação continuada. O TRILHAS está alinhado com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação que estabelece, entre outros objetivos, a alfabetização de todas as crianças até, no máximo, 8 anos de idade e o incentivo à leitura nas salas de aula. Lançado em 2009 o projeto contemplou 310 escolas públicas municipais e semeou suas primeiras conquistas. Em 2011 o Instituto Natura estabeleceu parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o projeto estendeu-se a círculos maiores: o TRILHAS passou a envolver 3.300 municípios, beneficiando aproximadamente 72 mil escolas, 140 mil professores e mais de 3 milhões de crianças brasileiras. Em Picuí estamos trabalhando com o projeto trilhas desde a Educação infantil. Iniciamos com HISTÓRIAS DE ACUMULAÇÃO foi muito gratificante ai segue o relatório de toda as atividades seguindo o caderno de orientação do Treilhas. "Foi iniciado no dia 22 de Outubro com a apresentação do livro por fora observando capa, gravura, editora, etc. e por dentro com as observações das ilustrações.As crianças puderam falar sobre o que achava que a história falava. Fiz a leitura e observei a empolgação dos alunos na contação da histórias. Fizeram a ordenação das sequências de ações dos personagens através de cartelas e outras atividades propostas pelo caderno de orientações. Não houve dificuldades na realização das atividades sugeridas. Uma das atividades que mais me chamou atenção foi a de ilustração de partes da histórias em grupo, pois sabemos a dificuldade de realização de grupos , onde há divisão de tarefas e interação com os colegas. Houve apenas um grupo que não apresentou bom êxito, visto que, ainda são muitos egocêntricos e sentem dificuldades desde divisão da folha da papel como na ilustração. Mas nas demais atividades todos desempenharam com muita empolgação, a lista dos personagens, a escrita de seus nomes, etc. Em artes visuais foi realizada uma dobradura de uma casa onde puderam além de fazê-la, colar no caderno de artes e desenhar os personagens. Através da massa de modelar eles fizeram os personagens. Foi usado também além do livro, para contação da história, a caixa com o quarto da casa sonolenta e os personagens onde eles puderam pegar, abraçar e recontar para os colegas. Os alunos ficaram bastante envolvidos pela história e com as atividade s propostas e com esta empolgação toda fizemos uma dramatização. No ultimo dia de atividades houve em nossa escola no período da tarde, uma culminância onde houve contação da histórias com os alunos do pré II e a dramatização da história “A casa sonolenta”. Houve também a contação da história “O grande rabanete pela prof. Liane do Maternal através do Data Show. Através desta culminância todos os alunos do período vespertino tiveram a oportunidade de conhecer dois livros de acumulação: A casa Sonolenta e O Grande Rabanete. Seguem as fotos de algumas das atividades desenvolvidas na sala:
Na última segunda-feira (05/11), as alunas do Centro de Educação Infantil Marta Maria de Medeiros Casado, Alice Vitória, 6 anos, e Raquel Silveira, também com 6 anos, participaram do Programa Informativo Municipal, na Rádio Cenecista AM, para dar uma mostra das atividades que vem sendo desenvolvidas nas escolas, contando a história "A casa sonolenta". As alunas estavam acompanhadas pela professora Andreani Farias e pela diretora Ubenice Silveira, além dos coordenadores pedagógicos Marcos Antônio e Suzana Macedo, que também são formadores locais do Projeto Trilhas e falaram a respeito do andamento do projeto nas escolas. "As crianças e os professores estão muito encantados. O melhor de tudo isso é que o Tilhas vem com aquele foco de leitura, escrita e oralidade, sempre buscando aliar o prazer de ler com o aprender a escrever. Inicialmente, foram trabalhados três livros, com histórias de acumulação do primeiro caderno de orientação: A casa sonolenta, O grande rabanete e Uma girafa e tanto. Para o segundo caderno de orientação, serão trabalhadas as histórias rimadas. Ao todo são nove cadernos".(INFORMATIVO RETIRADO DO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PICUÍ) Confira, abaixo, as fotos no Programa Informativo Municipal, Rádio Cenecista AM:

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